Spotters: o que são?

Você provavelmente já deve ter visto umas pessoas andando pelos aeroportos, ou aos redores deles, carregando equipamentos fotográficos. Mas você já parou para pensar no que são ou exatamente o que fazem?
São os chamados Spotters. A definição de Spotter, segundo o Google, é:

“Aquele ser viciado em aviação e em alguns casos fotografia, que perde o emprego, família, namorada/namorado, mas não uma novidade no céu. Pode registrar sua “caçada” com foto ou então simplesmente anotando a matrícula da acft.”

*acft = aeronave

Indo um pouco mais além dessa definição, o spotter é aquele que tem a verdadeira paixão pela aviação. É aquela pessoa que arrepia ao ver um avião de pertinho, é aquela que com uma câmera consegue captar a beleza de uma aeronave, é aquela pessoa que, com prazer, fica horas à espera de uma “avis rara” (um modelo de aeronave diferente), que não se incomoda de esperar, ou de às vezes sair de casa feito um louco quando uma aeronave diferente alterna, não se incomoda em tomar chuva, sol, conviver com grades… é aquela pessoa que faz tudo pra eternizar sua paixão e emoção por meio de uma foto.

O hobby de spottear, traz mais que excelentes fotos. Traz também amizades. Junta pessoas de idades diferentes, de mundos diferentes, pessoas que não são da área da aviação, mas que compartilham do mesmo interesse: amor por aviação e fotografia. Pra ser um spotter não é preciso muito. Nem muita idade, cursos de fotografia e nem câmeras caras. Basta vontade de juntar com os amigos, ou até mesmo, sozinho e admirar a máquina mais incrível já feita pelo homem.

“Uma boa foto é feita no lugar certo, no momento certo, e acima de tudo, com alma, amor e vontade de congelar o tempo.”

Créditos de imagens:
BSB Spotter;
Bruno Sabbá.

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Por favor coloque seu nome aqui